Skip to main content
pata de cachorro 750x410 - Cachorro Mordendo a Pata? Descubra 5 Motivos e Possíveis Soluções

Cachorro Mordendo a Pata? Descubra 5 Motivos e Possíveis Soluções

Cachorro mordendo a pata, pode ser sinal de algum problema físico ou psicológico.

Assim como nós seremos humanos, que quando apresentamos algum tipo de desconforto, roemos a unha, ou coçamos o corpo inteiro, os cães, apresentam reações parecidas.

Por não se tratar de algo normal, e muito menos saudável a vida do animal, a nossa responsabilidade de tutores, é descobrir o motivo do comportamento e tentar sanar o mais rápido possível.

Se o problema não for resolvido a tempo, a área que está sendo afetada pelas mordidas, pode ficar sem pelos e em casos piores, gerar úlceras, trazendo mais dor e desconforto ao peludo.

Existem alguns problemas muito comuns que levam o cachorro a ficar mordendo a pata, e são eles que vamos focar nesse artigo.

 

Cachorro Mordendo a Pata, Principais Motivos

Cachorro mordendo a pata

 

Existem uma variedade de motivos que podem fazer um cão apresentar esse tipo de comportamento, mas quando se fala em cachorro mordendo a pata, os problemas mais comuns se relacionam com alergias, ansiedade ou tédio e parasitas.

Não descarte a possibilidade de levar o seu amigo a um veterinário, eles são os profissionais mais capazes de dar um diagnostico 100% correto.

Infestação por Parasitas

Uma causa bastante comum, a infestação por parasitas como pulgas e carrapatos, levam o cão a ter um intensa coceira e irritação na pele.

Verifique o corpo do animal em busca desses parasitas, devido a seu tamanho, o carrapato é mais fácil de ser encontrado, sendo a pulga mais visível apenas em grandes infestações.

Existem uma infinidade de medicamentos e shampoos que podem auxiliar a resolver essa questão. É altamente recomendado pedir indicação a um veterinário de melhores marcas e formas de aplicação mais adequadas.

Durante e depois do tratamento da infestação, é importante lavar a cama do cãozinho e demais estofados presentes na casa, para eliminar quaisquer rastros de parasitas.

Se você tiver outros pets, é importante que eles sejam tratados também.

 

Alergias

 Não diferente dos humanos, nossos filhos de quatro patas, podem apresentar sintomas alérgicos resultantes de contato com substâncias do ambiente onde vivem como mofo e pólen, ou que ingeriram.

Se você percebeu que o cão está mordendo a pata ou se coçando muito após você ter comprado um shampoo novo ou adicionado algo a sua alimentação, essa talvez seja a causa do problema.

As substâncias causadoras da alergia devem ser eliminadas, podendo em alguns casos ser necessário a ingestão de medicamentos, que só devem ser indicados por um médico veterinário.

Outra indicação, é nunca usar produtos destinados a humanos em cães, todos devem ser de uso exclusivo veterinário. A mesma coisa, vale para a alimentação, alguns alimentos que fazem bem a nossa saúde, são extremamente tóxicos aos pets, então, muito cuidado com com o que você dá para seu peludo comer.

 

Cachorro Mordendo a Pata por Ansiedade ou Tédio

Animais que ficam muito tempo em casa sozinhos podem apresentar comportamentos compulsivos, como morder ou lamber tanto a pata como outras partes do corpo.

Os cães não são animais para ficarem muitas horas sozinhos, na própria natureza, eles andam em grupo. O ideal é que ele sempre tenha a companhia de um humano ou de outro cão.

Caso você trabalhe o dia todo fora e não tem uma pessoa disponível para ficar com o seu peludo, existem as creches de cachorro, além do seu amigo poder brincar e gastar energia, ele vai se socializar com outros cães.

Tornar o ambiente da sua casa mais estimulante, também pode ajudar no processo. Tenha muitos brinquedinhos de morder, para quando você pegar seu cachorro mordendo a pata, poder dar um brinquedo a ele, irá ajudar a diminuir os níveis de estresse.

Outro motivo que acaba gerando tédio e ansiedade, é a falta de atividades físicas. Independente da raça, um cão deve praticar exercícios físicos, além de fazer bem para o seu corpo, biologicamente falando, diminui os níveis de estresse e ansiedade.

Cão Correndo para Diminuir níveis de Estresse

Os limites de cada raça devem ser respeitados quando se fala de exercícios físicos, sendo para umas necessário apenas um passeio por dia, para outras mais. Nós temos um guia de raças, que pode te dar uma ajuda em relação às particularidades de algumas raças.

 

Pele Seca

Cachorro mordendo a pata, pode ser sinal de pele seca. Eu por exemplo, quando chega o tempo frio, fico com a pele bastante ressecada, o que acaba gerando incômodo e coceiras, o mesmo pode acontecer com os cães.

A deficiência em ácidos graxos também é uma possível causa para esse ressecamento. Eles são ácidos biologicamente indispensáveis, que tem efeito positivo sobre a saúde da pele e do pelo. A adição na rotina alimentar do cão de alimentos que contenham essas substâncias, pode ajudar a resolver os problemas da pele. Nesse caso é indicado consultar um especialista para que seja desenvolvida a dieta ou a suplementação adequada para o animal.

 

Dor

O seu cãozinho, pode estar mordendo a pata, devido a estar sentindo algum tipo de desconforto, por exemplo um corte ou algum espinho preso. Ele pode estar tentando retirar o objeto estranho, para aliviar a dor.

Nesse caso a solução é bem simples, retire o objeto que causa o desconforto, ou faça um curativo caso for um corte ou algo do tipo.

Artigos Relacionados

Esse artigo te ajudou? Compartilhe nas Redes Sociais, mais pessoas podem estar precisando desse conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *