Skip to main content
cachorro de apartamento

Cachorro para Apartamento, Saiba Quais são as 8 Raças Mais Indicadas

Cada vez mais as pessoas têm migrado de casas para apartamentos, principalmente nas cidades grandes. Isso não significa que devemos deixar de lado nossa paixão por cães, pelo contrário, devemos estudar qual a melhor raça de cachorro para apartamento que se adapta ao nosso ambiente e nossa rotina de vida.

Existem raças com características mais adequadas a ambiente pequenos, mas tenha em mente, que mesmo um cachorro para apartamento, tem a necessidade de caminhar e praticar atividades físicas, um item extremamente importante para manter sua saúde mental e física.

Outra característica presente em qualquer cão, é a necessidade de socialização. Mesmo algumas raças de cachorro para apartamento sendo mais independentes, o contato com seres humanos e outros animais é um fator primordial na vida do seu peludo.

O objetivo desse artigo é auxiliar você a tomar a melhor decisão possível, visando evitar qualquer arrependimento ou frustração futura.

Melhores Raças de Cachorro para Apartamento

Yorkshire Terrier

cachorro para apartamento Yorkshire Terrier
Yorkshire Terrier
  • Características Gerais

É um cachorro pequeno e peludo, criada no Reino Unido e bastante popular aqui no Brasil, o yorkshire é uma raça para apartamento ideal. São cães muito inteligentes, com energia de sobra e de fácil adestramento.

O peludo se dá muito bem tanto com adultos como com crianças, se bem socializado. A socialização é um fator extremamente importante, principalmente quando o cão é filhote. Nos primeiros 90 dias, o yorkshire deve ter bastante contato com crianças e adultos e após esse período com outros cães.

Os yorkshires tem uma tendência natural de latir em excesso, por isso, atividades físicas são importantes para gastar as energias do cãozinho e diminuir seus níveis de estresse.

É um cachorro que não solta muitos pelos, mas ao mesmo tempo necessitam que seus pelos sejam escovados para evitar a formação de nós.

Por ser um cão de companhia, não é indicado que a raça fique sozinha por longos períodos de tempo.

 

  • Problemas de Saúde

Um sintoma muito comum em cães de pequeno porte, o Yorkshire, pode desenvolver a dentição dupla. Basicamente isso significa que os dentes de leite não caem e os permanentes nascem, ficando dois dentes no mesmo lugar. Caso o problema ocorra, será necessária a intervenção de um médico veterinário.

 

Pug

Pug
Pug
  • Características Gerais

Originado na china, o pug é um cachorro de porte pequeno, muito brincalhão e agitado,  e é bastante indicado para ser um cachorro para apartamento, porque facilmente se adapta ao ambiente. É um cão inteligente, por isso apresenta maior facilidade no adestramento.

Por ser uma raça muito dócil e sociável, se relaciona bem com pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. Ele apresenta um temperamento equilibrado, sendo fiel e carinhoso com o dono.

Como qualquer outra raça, é indicada a socialização do animal desde filhote, tanto com pessoas, como com outros pets, evitando problemas de comportamento futuros.

O pug não precisa de muito estímulo físico devido a se cansar com certa facilidade, mas isso não significa que ele não deve ter uma rotina diária de prática de atividades físicas.

Se bem equilibrado, é um cão silencioso, não apresentando problemas de latidos em excesso ou atividades destrutivas.

Devido ser um animal de pelagem curta, acaba apresentando maior queda de pelos, sendo indicada a escovação diária para remoção da camada de pelos mortos.

 

  • Problemas de Saúde

É um cão braquicefálico(focinho curto), pode apresentar problemas respiratórios e ronco excessivo.

Outro problema muito comum é a obesidade, então como falado anteriormente, manter uma rotina de exercícios, respeitando as limitações do animal, é essencial.

 

Bulldog Frânces

Bulldog Frânces
Bulldog Frânces
  • Características Gerais

O Bulldog Francês é um cão muito alegre, brincalhão e companheiro. É um cachorro para apartamento ideal, devido a seu focinho curto, não se adapta bem em ambientes externos.

São animais um pouco teimosos, mas ao mesmo tempo inteligentes. Com os estímulos adequados, não terão grandes dificuldades em aprender os comandos básicos.

Por serem muito dóceis e gostarem de carinho, é um cachorro para criança perfeito.

Apesar do que muitos pensam, os bulldogs franceses, são cachorros agitados e necessitam de uma rotina de atividades de exercícios para gastarem sua energia mental. Os exercícios devem ser praticados respeitando os limites da raça. Devido serem braquicefálicos, não aguentam caminhadas de longa duração e tem dificuldade para lidar com temperaturas mais altas.

É um cão que normalmente late pouco mas tem tendências destrutivas, devido a isso é indicado que como em qualquer outra raça, que sua socialização e adestramento iniciem desde filhotes.

É uma raça de companhia, então gostam bastante da presença do dono e não se dão bem com a solidão, caso você passe muitas horas fora de casa, essa raça não é indicada para você.

 

  • Problemas de Saúde

Como características dos cães braquicefálicos, podem apresentar problemas respiratórios e não suportam exercícios de maior intensidade, podendo até vir a óbito.

Outro problema muito comum são as alergias, dermatites e alergias alimentares. São problemas que causam vermelhidão e coceira, podendo criar feridas no corpo do animal.

 

Shih Tzu

Shih Tzu
Shih Tzu
  • Características Gerais

Acredita-se que a raça teve origem no Tibete e foi dada de presente a realeza chinesa. O Shih Tzu
é bastante tranquilo, brincalhão e cheios de energia.

São animais bastante amigáveis e dóceis, conseguem ter um bom relacionamento com outros cachorros, com estranhos e até com crianças, sendo uma boa companhia para toda a família.

É uma raça que se adapta bem a ambientes pequenos, por isso é indicado como cachorro para apartamento e também se encaixa melhor a rotina corrida da maioria das pessoas. Como todo cão, necessita da atenção do dono, mas não chega a ser tão dependente como algumas outras raças.

Com adestramento adequado desde filhote, tende a ser um cão silencioso. Assim como em todas as raças, a socialização é um fator importante e não deve ser ignorada, apresente o seu Shih Tzu a outras pessoas e animais.

Não tem tendência a soltar muitos pelos, mas por ser uma raça de pelo fino, deve ser escovado todos os dias para evitar a formação de nós e manter o bem estar do cãozinho.

 

  • Problemas de Saúde

É uma raça braquicefálica, então podem apresentar problemas respiratórios e também não se adaptam a ambientes muito quentes.

Um comportamento muito comum é a coprofagia, que é o ato de comer as próprias fezes ou de outros animais.

 

Maltês

Maltês
Maltês
  • Características Gerais

Sendo umas das raças mais antigas, a sua possível origem, faz jus a seu nome, a ilha de malta. É um cachorro com temperamento bastante tranquilo, carinhoso e alegre.

Apresentam bastante facilidade de aprendizagem, sendo uma raça bastante indicada para as famílias que nunca tiveram um cão.

Apesar de ser um cachorro para apartamento, tem tendência a latir um pouco mais que as outras raças. São cães muito confiantes e vigilantes, e devido a prestarem atenção em tudo, acabam latindo. Uma rotina de adestramento e treinamento adequada desde filhote, é muito indicada, evitando qualquer comportamento indesejado no futuro.

Por ter sido no passado, uma raça pensada para a caça, são cães atléticos e adoram fazer execícios.

Mesmo sendo um cãozinho de pelagem longa, não costuma soltar muitos pelos, mas por outro lado, necessitam de escovação diária, que visa evitar a formação de nós e a boa saúde dos pelos.

 

  • Problemas de Saúde

Diferente de outros cães não tem grandes problemas de saúde originados de sua genética, apresentando apenas problemas dentários, como acúmulo de tártaro, sendo bastante indicado maior atenção do dono nesses casos.

 

Schnauzer Miniatura

Schnauzer Miniatura
Schnauzer Miniatura
  • Características Gerais

Com origem na Alemanha, a raça é muito dócil e brincalhona. Está entre os 12 cães mais inteligentes do mundo, pode apresentar um pouco de teimosia, mas tende a aprender os comandos como muita facilidade.

Tem grande aptidão para serem verdadeiros cães de guarda, mas são sociáveis, além de ter uma boa relação com crianças e outros cães. São indicados para pessoas que tem alergias, devido a não soltar pelos, acumulando muito menos sujeira pela casa.

É uma raça cheia de energia, tanto que é utilizada em competições de agility, sendo necessária uma rotina de atividades físicas diárias, como corridas, jogos e brincadeiras.

 

  • Problemas de Saúde

Tem tendência ao melanoma, que nada mais é que um câncer de pele, como prevenção, deve ser evitado sair com o animal em horários com alta incidência de raios solares e também utilizar produtos para a proteção da pele.

Outra doença que também pode afetar o Schnauzer, são as doenças renais, como cálculos e a insuficiência renal, então é indicado ter um cuidado a mais em relação a alimentação.

 

Bulldog Inglês

Bulldog Inglês
Bulldog Inglês
  • Características Gerais

A raça tem como origem a Inglaterra, era utilizado em uma atividade bastante violenta na época, lutas com touros e ursos. Sofreu muitas modificações no decorrer do tempo, sendo no passado, maior e com outro porte.

O Bulldog inglês, é bastante inteligente, mas mesmo que tenha entendido os comandos do dono, possui tendência a ser um pouco teimoso e seguir a sua própria vontade.

É um cachorro de porte médio, mas é indicado como cachorro para apartamento, por ser bastante adaptável a qualquer ambiente, mesmo em espaços menores.

Não se engane com a sua cara de poucos amigos, o cão tem um temperamento muito amoroso, paciente e brincalhão. É um grande companheiro para a família toda, principalmente para as crianças, sabendo dosar sua força, para não machucar os pequeninos.

É uma raça de cachorro para companhia, gosta muito de conviver com os humanos, então, se você passa grandes períodos fora de casa, pode acabar deixando o animal deprimido.

É um cãozinho que dificilmente apresenta problemas de latidos, mas em compensação ronca bastante, som que logo o dono se acostuma.

Se você quer ter um Bulldog Inglês acho bom ir se acostumando a pelos pela casa, como a maioria das raças pelagem curta, solta muitos pelos.

 

  • Problemas de Saúde

Os olhos dos cães dessa raça são um pouco delicados, apresentam certa tendência a desenvolver problemas oculares. São braquicefálicos, podendo apresentar problemas respiratórios, algo bastante comum, são os roncos altos.

Apesar de não ser de porte grande, tem maior predisposição para apresentar displasia de quadril, que é uma doença óssea e degenerativa de afeta as articulações.

 

Cavalier King Charles Spaniel

Cavalier King Charles Spaniel
Cavalier King Charles Spaniel
  • Características Gerais

O cavalier, é um cachorro para apartamento excelente, tem porte pequeno e foi originado no Reino Unido. Apresenta como principais características, ser muito carinhoso, calmo e dócil. Devido a ser muito tolerante, se dá muito bem com crianças de todas as idades.

É uma raça bastante carente, que gosta muito da companhia dos humanos, preferindo até, que a companhia de outros cães. O indicado, é que os donos de cavalier, tenham sempre alguém dentro de casa, o próprio dono, um parente, uma ajudante, resumindo algum ser humano.

Se você é uma daquelas pessoas que não gostam de pelos pela casa, a raça não é indicada para você. Justamente por não terem necessidade de tosa, eles soltam muito pelo.

Apesar de não parecer, são cachorros braquicefálicos, devido a isso não lidam bem com o calor, os passeios e exercícios devem ser feitos em horários com baixa incidência de luz solar e temperatura.

 

 

  • Problemas de Saúde

São da família dos Spanil, tem a orelha caída, o que acaba facilitando infecções no ouvido. O cuidado com as orelhas é fundamental, devem ser mantidos sempre secas.

Tem um problema genético, e podem apresentar uma doença de coração chamada doença da valvula mitral. Após os 5 anos, é indicado que sejam feitos exames cardíacos para verificar se a saúde do cão está em dia.

 

Conclusão

Como podemos perceber durante todo o artigo, cada raça tem características particulares, algumas tendo maiores problemas genéticos ou necessidades específicas, outras não.

Mas o que ficou claro, é que mesmo, sendo raças de cachorro para apartamento, todos os cães precisam praticar exercícios físicos, passear, brincar, resumindo, atividades para manter sua saúde biológica e mental estáveis.

Outra coisa que todo cãozinho precisa desde filhote é a socialização com outros pessoas e animais, além de também precisar de adestramento. São fatores fundamentais que vão refletir no comportamento do animal quando ele for um adulto.

Antigamente, realizar o adestramento de cães, era algo bastante complicado e caro, mas a chegada da tecnologia facilitou bastante o processo. Hoje, o próprio dono pode realizar o adestramento em casa, com facilidade, através de técnicas modernas, que serão aprendidas pela internet.

Um profissional que eu indico, é o Rafa, da papo cão. Não perca a oportunidade e veja tudo que ele tem a dizer nesse vídeo, clicando aqui.

Artigos Relacionados

Esse artigo te ajudou? Compartilhe nas Redes Sociais, mais pessoas podem estar precisando desse conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *