Skip to main content
Cachorro Pode Comer Cenoura

Cachorro Pode Comer Cenoura? Saiba Tudo a Respeito

Você acha que o cachorro pode comer cenoura? Neste artigo vamos explicar tudo a respeito desse assunto.

É uma leguminosa que é bastante consumida por nós seres humanos. Além de trazer benefícios a nossa saúde, é um alimento relativamente barato.

Existem alimentos que trazem diversos benefícios aos seres humanos, mas para os cães, são muito tóxicos, bons exemplos seriam a cebola, a cebolinha e a uva. Então, é muito importante, sempre consultar um veterinário para ter certeza que determinada alimentação é adequada ao o seu cão.

No caso da cenoura, ela não é um problema, então sim, o cachorro pode comer cenoura. Ela é bastante aceita pelo paladar canino, e é indicado que seja consumida crua para manter as propriedades nutricionais e incentivar a mastigação.

Caso queira oferecer a leguminosa de forma cozida, não a contra indicação, mas a mesma irá perder parte de suas propriedades nutricionais. Um ponto de atenção, é não utilizar de forma alguma sal ou qualquer tipo de tempero, lembre-se, você está cozinhando para o seu cãozinho.

O cachorro pode comer cenoura, mas com moderação

Cenoura para Cachorro

O sistema digestivo dos nossos peludos, foi feito especialmente para digerir proteínas, mas também está preparado para receber alimentos de origem vegetal.

Se você nunca deu cenouras a seu cãozinho, o indicado, é não dar uma inteira logo de cara, inicie dando pequenas provas e veja como o organismo do animal irá reagir.

Benefícios da Cenoura nos Cães

A cenoura é bastante benéfica a saúde dos peludos, contém diversas vitaminas: C, A, B1,B2 e B3, além de sais minerais e betacaroteno.

É um vegetal de baixa caloria, podendo ser ingerido pelo seu cãozinho sem preocupações dele engordar, inclusive, pode ser utilizada como petisco nas sessões de adestramento, sendo muito mais saudável que os petiscos industrializados.

  • Visão Saudável: É rica em betacaroteno, que é transformado em Vitamina A pelo organismo do animal, sendo uma vitamina muito importante na saúde dos olhos, prevenindo algumas doenças como a catarata e a degeneração macular.
  • Auxilia na Saúde Bucal: Quando servida crua, ajuda no desenvolvimento da mastigação e limpa os dentes de restos de alimentos, evitando a formação de placas bacterianas.
  • Retarda o Envelhecimento: Possui antioxidantes que auxiliam na renovação e anti envelhecimento das células do corpo.
  • Regula o Sistema Nervoso e Digestivo: Possui vitaminas do complexo B que são muito importantes ao sistema nervoso e funções do aparelho digestivo. Tem uma textura mais dura, que acaba tomando vários minutos do tempo do seu cãozinho, o que também gera a diminuição do estresse e da ansiedade.

Cuidados com a Cenoura

O cachorro pode comer cenoura, mas não significa, que não devemos ter alguns cuidados, principalmente na higienização do alimento.

Tal qual fazemos antes de ingerir quaisquer legumes ou verduras, antes de oferecer a seu pet, elas devem ser muito bem lavadas com o objetivo de retirar possíveis substâncias contaminantes.

Segundo foi dito anteriormente, é importante oferecer a cenoura em menores quantidades no início, para o organismo do cãozinho se adaptar e também verificar qual será sua reação. Alguns animais podem apresentar Diarreia ou Prisão de Ventre e até alergia.

Essas reações podem se dar devido a falta de hábito de comer esse alimento ou algum tipo de sensibilidade.

A cenoura, não é totalmente digerida pelo organismo dos cães, então é normal que saiam pedacinhos de cenoura nas fezes do seu cãozinho. Raças como o Shih Tzu que apresentam tendência a coprofagia, que é o ato de comer as próprias fezes, tendem a aumentar esse comportamento.

Alimentação Natural

Agora que você descobriu que o cachorro pode comer cenoura, saiba que, o consumo de alimentos naturais pelos cães está bastante em alta. Os donos tem cada vez mais buscado a respeito de soluções visando dar uma melhor qualidade e longevidade a vida de seus cães.

Com certeza alimentação natural além de ser muito mais saudável, traz muito mais felicidade ao animal, nada se compara a um alimento fresco ao invés de comer comidas processadas e industrializadas.

A Carol Dias, do site Cachorros Incríveis, é especialista no assunto. Eles tem um material bastante completo sobre biscoitos naturais, além de oferecer um curso incrível sobre o assunto. Não perca essa oportunidade, Clique Aqui e conheça todas as vantagens de adicionar alimentos naturais na vida do seu cãozinho.

Artigos Relacionados

Esse artigo te ajudou? Compartilhe nas Redes Sociais, mais pessoas podem estar precisando desse conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *