Skip to main content
Como Ensinar o Cachorro a Sentar

Como Ensinar o Cachorro a Sentar em 5 Passos Simples

Uma das maiores dúvidas que tem chegado aqui pelo blog, além de como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, é como ensinar o cachorro a sentar. É um comando bastante simples e é uma das primeiras lições que aplicamos no adestramento de cães.

Ensinar o cachorro a sentar, não é apenas um truque, é a base para qualquer comando de obediência e também para solucionar problemas de comportamento.

Será útil para diversos momentos do seu cotidiano, um exemplo seria na hora de receber uma visita, você poderá manter seu cachorro sentadinho enquanto recepciona seus convidados.

Após você ter aprendido como ensinar o cachorro a sentar, poderá evoluir para outros comandos, como: dar a pata, deitar, rolar etc.

Iremos utilizar o reforço positivo, que é uma técnica de adestramento moderna e muito mais eficaz que os métodos punitivos. O tempo de aprendizado vai variar muito de cão para cão, tendo como fatores determinantes, a idade, a raça, a personalidade entre outras coisas.

Como Ensinar o Cachorro a Sentar: Preparação

 

Escolha o Melhor Petisco

Como iremos utilizar o reforço positivo como base para o adestramento, toda vez que o seu cãozinho fizer a ação que nós queremos(no caso é sentar), nós iremos premia-lo.

Separe o petisco que o seu cachorro mais gosta, aquele que ele fica louco só de ver você abrir a embalagem, sabe qual é? O ideal é dar o petisco em pedaços bem pequenos, isso evita dar uma grande quantidade em cada treinamento.

Obs: O petisco pode ser qualquer coisa, inclusive ração, tanto que o seu cachorro tenha muito interesse.

 

Utilize uma Superfície Macia

Como Ensinar o Cachorro a Sentar

Um dos principais pontos de como ensinar o cachorro a sentar ou qualquer outro lição relacionada a adestramento de cães, é que o seu cãozinho deve estar se sentindo feliz e confiante.

O adestramento deve ser um prazer para ele, uma brincadeira. Além de facilitar muito o aprendizado, acho que faz muito mais sentido, né?

Algo que pode ser feito para tornar o ambiente muito mais agradável, é utilizar superfícies macias e fofinhas, os cães adoram. Utilize sofás, tapetes ou qualquer outro local que você sabe que deixa o seu cão confortável.

 

Consiga a Atenção do seu Cão

Cão Atendo ao Adestramento

Após tudo preparado, a primeira coisa que você deve fazer, é ter a atenção do seu peludo. O ideal é que ele esteja em pé, justamente para ser induzido a sentar.

Segure o petisco na mão com firmeza e leve até o focinho do seu cãozinho para que ele possa cheirar. Caso ele fique muito nervoso e ansioso, tentando pegar a todo custo, mantenha a mão fechada, evitando que ele pegue a recompensa no momento errado.

 

Como Ensinar o Cachorro a Sentar: Adestramento

 

Induzindo o Cãozinho a Sentar

Cachorro Sentado Adestramento

Em posse do petisco, leve sua mão em direção a nuca do cachorro, a tendência é que ele siga o petisco e no momento que fique desconfortável olhar para cima naquela posição, ele sente.

Assim que seu pet sentar, entregue o petisco, é muito importante que você seja rápido nesse momento, caso demore demais, pode ser que ele não entenda que ganhou a recompensa após ter feito o ato de sentar.

Faça diversas sessões dessas, com no máximo 3 minutos cada. Após ele ter entendido esse movimento, adicione o comando de voz, que deve ser dado no momento exato que ele sentar.

 

Tenha Paciência e Persistência

O tempo de aprendizado de um cão é diferente de uma criança por exemplo, então devemos ter paciência e muita persistência.

Pode acontecer que nos primeiros dias de treino o seu cachorro não responda da maneira esperada, isso é completamente normal, não desista, cedo ou tarde ele irá aprender.

Não brigue, não altere seu tom de voz, use e abuse do reforço positivo. Como foi dito em passos anteriores, para o cão o adestramento deve ser prazeroso.

 

Conteúdo Extra

Para facilitar e reforçar tudo que você aprendeu nesse artigo, eu trouxe um conteúdo em vídeo. Esse rapaz ai embaixo, é o Rafa da Papo Cão, ele é especialista em comportamento canino. O Rafa vai mostrar como ensinar o cachorro a sentar e ainda um comando a mais. Não deixa de assistir!

Aprender como ensinar o cachorro a sentar é uma das primeiras lições no adestramento de cães. Existe muito mais conhecimento que você pode adquirir para melhorar cada vez mais o relacionamento com o seu cãozinho.

Eu sempre indico o curso de adestramento do Rafa da Papo Cão, ele tem uma didática incrível. Aplicando um método testado e que realmente funciona, você vai perceber que treinar o seu cãozinho, é bastante simples.

Clique aqui, e Assista um Vídeo com todos os detalhes.

 

Artigos Relacionados

Esse artigo te ajudou? Compartilhe nas Redes Sociais, mais pessoas podem estar precisando desse conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *